quarta-feira, 27 de julho de 2011

Do Buriti à Pintada‏’ será lançado dia 29 de julho


O Filme Documentário lembra os 40 anos da morte de Lamarca e Zequinha.
Será lançado, no próximo dia 29 de julho, o filme ‘Do Buriti à Pintada’. O evento acontecerá na Praça da Matriz, em Brotas de Macaúbas, a partir das 20h. A programação ainda inclui varias amostras culturais.
Fruto de dez anos de pesquisa, a obra do cineasta Reizinho Pereira dos Santos, lembra os 40 anos da morte de Lamarca e Zequinha. O documentário foi concebido como uma contribuição à valorização da memória política no Brasil.
Veja parte das considerações de Emiliano José sobre o filme:
Memória de um tempo sombrio - É desse tempo que trata “Do Buriti à Pintada”, documentário do cineasta Reizinho Pereira dos Santos, que procura dar uma visão abrangente daquele momento histórico, começando com o golpe de 1964, passando pelo recrudescimento da ditadura, e chegando ao assassinato de Lamarca e Zequinha, além dos demais, incluindo-se a morte de Yara Iavelberg em Salvador.
Tem méritos pela construção cinematográfica e pelo esforço de pesquisa. Consegue achar João Lopes Salgado lá nas entranhas da Amazônia e produzir uma reveladora entrevista com ele, como também recuperar um longo e emocionado e circunstanciado depoimento do velho Zé Barreto, dois excelentes momentos do filme.
É mais um belo esforço de recuperação da nossa história, de nossa memória, e isso num momento em que estamos lutando para garantir a implantação da Comissão da Verdade no âmbito da Câmara Federal.
Os que semearam o terror naquele tempo não sepultarão a verdade, e “Do Buriti à Pintada” evidencia que o nosso povo não descansará enquanto não dominar tudo que aconteceu sob aquela sombria ditadura.


Emiliano José é jornalista e escritor, autor de “Lamarca, o Capitão da Guerrilha”, juntamente com Oldack de Miranda. É deputado federal (PT/Bahia).











Nenhum comentário:

Postar um comentário