sexta-feira, 29 de julho de 2011

ALUNOS DO IFBA FAZEM PROTESTOS EM BARREIRAS

Na manhã desta sexta feira, (29/07), os alunos do IFBA (Instituto Federal da Bahia) do campus de Barreiras deflagraram greve. Segundo os alunos, a greve está ocorendo em todos os campus do IFBA e havia sido programada em uma assembleia estadual da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do IFBA (UEES). Nessa reunião ficou programado que todos os campus do IFBA entrariam em greve, se essa fosse a vontade dos alunos, em prol de melhorias estruturais e um dialogo mais aberto sobre um novo PNE (Plano Nacional de Educação).

O atual PNE disserta - o absurdo - que somente 4,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país seja destinado a educação. A evidência de que este valor é insulficiente é a triste situação pela qual passa os campus do IFBA em toda Bahia. Em Barreiras, os alunos relatam que faltam professores de matérias técnicas, que muitos dos laboratórios não funcionam, que há professores acumulando inúmeras matérias e que o número de professores contratados é quase o mesmo que o número de professores concursados.

Com a falta de professores, algumas turmas do IFBA do campus de Barreiras passaram meses sem ter aulas normalmente. Com isso houve as reposições de aula. O problema é que as reposições de aula são sempre feitas em turno oposto, prejudicando aqueles que moram em bairros longe do campus e aqueles que trabalham. A falta de professores é um problema decorrente da falta de concursos públicos, que não estão sendo realizados há alguns anos.

Os alunos do IFBA estão em greve estudantil e irão manter-se em greve por tempo indeterminado. Todos os alunos de todos os campus do IFBA pretendem mostrar ao governo federal que os alunos da Bahia querem um novo PNE abalizado por 10% do PIB nacional. Há uma discussão para a criação de um novo PNE em novembro.    

Vale ressaltar a coragem da juventude baiana em não aceitar os devaneios da máquina de fazer injustiça chamada Estado. Esses alunos sabem que não poderão manter-se em greve até um novo PNE ser lançado, porém sabem do que precisam e que lutando conseguirão amenizar, ao menos um pouco, a situação que se faz tão absurda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário