segunda-feira, 9 de maio de 2011

2ª CARTA AOS VEREADORES DE BARREIRAS

 
“A hora da onça beber água”
 
Teve início na Câmara de Vereadores o processo de julgamento das Contas da Prefeitura de Barreiras do exercício de 2009. Corre o prazo para que a Comissão de Fiscalização apresente através do Relator o seu parecer sobre a rejeição das Contas  recomendada pelo TCM - Tribunal de Contas dos Municípios.

A função do TCM é receber e analisar os demonstrativos e balancetes contábeis das Prefeituras, mês a mês, através de suas Inspetorias Regionais e verificar se as receitas e despesas estão sendo aplicadas dentro das leis e das normas que disciplinam o serviço público.  Portanto o seu parecer é eminentemente técnico.

Caso a Comissão de Orçamento da Câmara não concorde com a conclusão do TCM, terá que apresentar relatório com argumentos técnico substancias indicando claramente os erros de avaliações cometidos pelo TCM.

Em sessão plenária que poderá acontecer a partir do dia 26/04, a matéria será decidida. A votação é nominal e o Presidente convidará cada Vereador a responder sim ou não, conforme seja favorável ou contrário ao parecer do Relator. Poderá fazer declaração do voto com pronunciamento sobre os motivos que levaram a se manifestar contrário ou favoravelmente.

Os Vereadores terão oportunidade de por em prática a autonomia municipal com um julgamento imparcial e justo que poderá definir o futuro político da Prefeita.  

Não se trata de julgamento pessoal nem político da cidadã Jusmari Terezinha, e, sim, dos atos e das ações da administradora que recebeu o voto de confiança da população para bem desempenhar o mandato a que lhe foi confiado.

Não há pela oposição ao governo tentativa de subornar Vereadores para influenciar no voto contra. O mesmo comportamento é esperado da situação que tanto precisa do voto a favor.

Os maus administradores, aqueles imbuídos de má fé, sempre souberam se desvencilhar de suas armações. Usam métodos escusos, fazem qualquer negócio. 

Vale um alerta aos senhores Vereadores. A renovação da Câmara na última eleição foi bastante expressiva. Esta votação deixará marcas positivas ou negativas para aqueles que pretendam a reeleição. É pagar para ver.

Por Zé Roberto
Engenheiro elétrico

Nenhum comentário:

Postar um comentário